segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Tupac Amaru Shakur,






   Um embrião na prisão, cultivado atrás das grades. No dia 16 de Junho de 1971, "Lesane Parish Crooks" entraria nesse mundo. Todos o conheceriam mais tarde como "Tupac Amaru Shakur"; mas poucos sabiam o impacto que ele iria causar.

  A mãe de Tupac, Afeni Shakur, fazia parte do famoso grupo político "panteras negras".Um movimento que lutava contra o preconceito aos Afro-Americanos. Afeni estava grávida de Tupac quando foi presa.

  Seu padrasto, Mutulu Shakur, foi sentenciado a 60 anos de cadeia por roubar um carro e matar a vítima. Isso teve um grande impacto na vida de Tupac, que cresceu sem uma figura paterna ao seu lado. Nas ruas, os únicos modelos em que Tupac podia se espelhar eram os traficantes e cafetões.

  Tupac se mudou para Baltimore ainda garoto. Ele descreve essa época como os melhores momentos de sua vida. Pac se destacava nas aulas de teatro e já demonstrava um talento acima da média. Mesmo muito novo, Tupac falava com muita desenvoltura sobre assuntos raciais. Seus professores o consideravam um aluno muito interessado. Era um ávido leitor, devorando desde livros sobre religiões orientais até enciclopédias inteiras. Tupac compôs sua primeira música em Baltimore atrás do apelido "MC New York". A música falava sobre armas e era inspirada no assassinato de um amigo seu.

  De Baltimore, a então viciada em Crack, Afeni Shakur, se mudou com a família para Marin City, California, Lado Oeste. Foi nessa época que Tupac começou a vender drogas. Os traficantes e cafetões diziam a Tupac que caso precisasse de algum dinheiro para financiar seus interesses na música o ajudariam. "Eles eram como meus patrocinadores", diz. Foi nessa época que Tupac fundou um grupo chamado "Strictly Dope" junto com o amigo DJ Dize (Dizz-ee). As músicas gravadas nessa época viriam a tona apenas em 2001 sob o nome de “Tupac Shakur: The Lost Tapes”. Suas performances na vizinhança fizeram com que Tupac assinasse com a Digital Underground de Shock G.

  Em 1990, Shakur trabalhava como roadie e dançarino na Digital Underground. Suas primeiras letras eram notáveis e revelavam a tendência para sua personalidade violenta. Em uma música que fez parte da trilha sonora do filme "Nothing But Trouble" chamada "Same Song", Tupac conheceu o sucesso pela primeira vez.

  Em 1991, Tupac lança seu primeiro álbum, "2Pacalypse Now", que vendeu mais de um milhão de cópias. Enquanto Tupac falava de problemas comuns entre os jovens pobres como gravidez na adolescência e violência, também falava sobre os policiais de forma violenta, o que fez com que os críticos prestassem atenção em seu álbum, especialmente depois de um jovem ter matado um policial alegando que foi inspirado em uma das músicas de "2Pacalypse Now".

  O vice presidente dos Estados Unidos, Dan Quayle, denunciou o álbum publicamente dizendo que não havia espaço na sociedade para algo do tipo. O álbum não gerou nenhum single que ocupasse o primeiro lugar nas paradas.
Seu segundo álbum, "Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z." foi produzido por Stretch e the Live Squad e gerou dois hits que ocuparam a primeira posição nas paradas: A emotiva Keep Ya Head Up e a festiva I Get Around.

  No começo de 1993, Tupac funda o grupo Thug Life com alguns amigos, incluindo, Big Syke, Macadoshis, seu irmão Mopreme e Rated R. O grupo lança o primeiro álbum, intitulado"Thug Life: Volume 1" pela Interscope em 1994. Apesar do conteúdo Hardcore, o trabalho foi um sucesso de vendas. O grupo se desfez assim que Tupac saiu da prisão.

  Em Dezembro de 1993, Tupac foi acusado de abusar sexualmente de uma mulher em um hotel. Segundo o rapper, a mulher, que ele havia conhecido em uma boate, teria feito sexo oral nele em plena pista de dança e teria ido com ele para um hotel por livre e espontânea vontade. O rapper disse que tudo não passou de uma armação.

  Em Fevereiro de 1995, Tupac foi sentenciado a quatro anos e meio de prisão por estupro, embora tivesse negado veementemente.

  Pouco depois de ter sua sentença anunciada, Tupac havia levado cinco tiros em um assalto ocorrido em um estúdio de Nova York. Tupac deu informações em detalhes sobre o ocorrido em uma entrevista para a Vibe.

  O astro começou a cumprir sua pena no presídio de Clinton, no final de Fevereiro. Pouco depois, seu multi-platinado "Me Against the World" é lançado. Tupac entra para a história como o único artista a ter um álbum em primeiro nas paradas estando preso. "Esse sempre será o meu álbum favorito", disse ele em uma entrevista.

  Enquanto os guardas o provocavam na cadeia dizendo que Tupac não era mais o mesmo, ele ria e dizia "Meu álbum é número um no país inteiro e apenas bateu Bruce Springsteen no topo da Billboard". Na cadeia, se casou com sua namorada Keisha Morris, união que foi desfeita pouco tempo depois.

  Após quase onze meses na prisão, Tupac foi liberado, logo após ter feito um acordo com Suge Knight, o cabeça da "Death Row Records". Suge pagou uma fiança de 1.4 milhões de dólares. Em troca, Tupac deveria lançar três álbuns pela sua gravadora.

  Imediatamente após sair da prisão, Tupac começou a trabalhar em um novo álbum. Em 
Fevereiro de 1996, ele lança seu quarto álbum, "All Eyez on Me", o primeiro álbum duplo da história do Rap. All Eyez on Me vendeu mais de nove milhões de cópias e é considerado por muitos como o melhor álbum do gênero. Em meio a todo sucesso, Tupac foi assassinado em 1996, enquanto saía de uma luta de seu amigo Mike Tyson.

  Logo após sua morte, a Death Row lança o álbum "The Don Killuminati", com o pseudônimo de "Makaveli". A capa traz um Tupac crucificado com uma coroa de espinhos na cabeça e um mapa das principais gangues do País. Em Janeiro de 1997, a Gramercy pictures lança "Gridlock'd", um filme em que Tupac interpreta um viciado em drogas e que foi bem aceito pelos críticos, recebendo elogios. Seu último filme, "Gang Related", foi lançado em 1997.
Antes de morrer, Tupac deixou centenas de músicas gravadas na época de Death Row. A maioria delas foi lançada em álbuns póstumos como "Better Dayz", "Until the End of Time", "Loyal to the game" e em seu último álbum póstumo "Pac's Life".

  Tupac é o rapper que mais vendeu álbuns na história.


                                                         CHANGES
Changes ,uma música gravada por 2Pac que está presente no álbum Greatest Hits, atingiu o primeiro lugar nas paradas da Noruega e Holanda, e esteve na lista dos top tem singles em vários outros países. Sendo, sem dúvida, uma das melhores músicas de 2Pac, Changes fala de assuntos muito ligados a sua vida, como drogas, violência de gangues, violência policial e racismo. É notável também o uso de uma música muito famosa nos anos 80, chamada "The Way It Is" , de Bruce Hornsby and the Range.
Changes foi nomeada ao Grammy em 2000 como a melhor performance solo em uma música de rap, sendo a única nomeação póstuma a esse premio até hoje.

Letra em Inglês:

Changes
[Verse 1]
Come on come on
I see no changes wake up in the morning and I ask myself
is life worth living should I blast myself?
I'm tired of bein' poor & even worse I'm black
my stomach hurts so I'm lookin' for a purse to snatch
Cops give a damn about a negro
pull the trigger kill a nigga he's a hero
Give the crack to the kids who the hell cares
one less hungry mouth on the welfare
First ship 'em dope & let 'em deal the brothers
give 'em guns step back watch 'em kill each other
It's time to fight back that's what Huey said
2 shots in the dark now Huey's dead
I got love for my brother but we can never go nowhere
unless we share with each other
We gotta start makin' changes
learn to see me as a brother instead of 2 distant strangers
and that's how it's supposed to be
How can the Devil take a brother if he's close to me?
I'd love to go back to when we played as kids
but things changed, and that's the way it is

[Bridge w/ changing ad libs]
Come on come on
That's just the way it is
Things'll never be the same
That's just the way it is
aww yeah
Repeat

[Verse 2]
I see no changes all I see is racist faces
misplaced hate makes disgrace to races
We under I wonder what it takes to make this
one better place, let's erase the wasted
Take the evil out the people they'll be acting right
'cause both black and white is smokin' crack tonight
and only time we chill is when we kill each other
it takes skill to be real, time to heal each other
And although it seems heaven sent
We ain't ready, to see a black President, uhh
It ain't a secret don't conceal the fact
the penitentiary's packed, and it's filled with blacks
But some things will never change
try to show another way but you stayin' in the dope game
Now tell me what's a mother to do
bein' real don't appeal to the brother in you
You gotta operate the easy way
"I made a G today" But you made it in a sleazy way
sellin' crack to the kid. " I gotta get paid,"
Well hey, well that's the way it is

[Bridge]
Talking:
We gotta make a change...
It's time for us as a people to start makin' some changes.
Let's change the way we eat, let's change the way we live
and let's change the way we treat each other.
You see the old way wasn't working so it's on us to do
what we gotta do, to survive.

[Verse 3]
And still I see no changes can't a brother get a little peace
It's war on the streets & the war in the Middle East
Instead of war on poverty they got a war on drugs
so the police can bother me
And I ain't never did a crime I ain't have to do
But now I'm back with the blacks givin' it back to you
Don't let 'em jack you up, back you up,
crack you up and pimp slap you up
You gotta learn to hold ya own
they get jealous when they see ya with ya mobile phone
But tell the cops they can't touch this
I don't trust this when they try to rush I bust this
That's the sound of my tool you say it ain't cool
my mama didn't raise no fool
And as long as I stay black I gotta stay strapped
& I never get to lay back
'Cause I always got to worry 'bout the pay backs
some buck that I roughed up way back
comin' back after all these years
rat-a-tat-tat-tat-tat that's the way it is uhh

[Bridge 'til fade]


Letra em Portugues:  

           Mudanças

                         Vamos lá, vamos lá
Eu não vejo mudanças. Acordo de manhã e
me pergunto,
A vida é valiosa? Eu devo me matar?
Eu estou cansado de ser pobre e até pior, eu sou preto
Meu estômago ronca, então eu procuro uma bolsa para
roubar
Os tiras dão a mínima para um negro? Puxam o gatilho,
Mata um negro, ele é um herói.
Dar crack para as crianças, quem se importa? Menos
uma boca faminta para a assistência social
Primeiro jogam elas no tráfico e deixa eles negociarem os irmãos.
Dão armas, para eles darem um passo pra trás, e assiste eles se
matarem.
"É hora de reagir", como Huey disse.
2 tiros no escuro, agora Huey está morto.
Eu tenho amor pelo meu irmão, mas nós nunca podemos ir a lugar nenhum

Ao menos que nós compartilhemos uns com os outros. Nós temos que começar a fazer
mudanças.
Aprender a me ver como um irmão, em vez de 2 estranhos
distantes.
E é assim que deve ser.
Como o Diabo pode levar um irmão se ele está unido a mim?

Eu adoraria voltar ao tempo em que éramos crianças,
Mas as coisas mudam, e esse é o caminho.


(Vamos lá, vamos lá) Esse é apenas do jeito que é.
As coisas nunca mais serão as mesmas.
Esse é o caminho. Aww yeah...
[Repete]

Eu não vejo mudanças. Tudo que eu vejo são rostos racistas.
Ódio desenfreado que traz desgraça pras raças temos abrigo.
Eu me pergunto o que é preciso para tornar este
Um lugar melhor...
Vamos apagar os vestígios.
Tirar o demônio das pessoas, elas vão agir certo.

Porque tanto os pretos quanto os brancos estão fumando crack esta noite.
E a única vez em que nos esquentamos é quando nós matamos uns aos outros.
É preciso ter habilidade, se tornar real, tempo para amenizarmos uns com os outros.
E embora isso pareça o paraíso,
Nós ainda não estamos prontos para ter um Presidente preto, uhh.
E não é nenhum segredo não conciliar os fatos...
A penitenciária está lotada, e está cheia de
pretos.
Mas algumas coisas nunca mudam.
Tento mostrar outro caminho, mas você continua no
jogo das drogas
Agora diga-me o que uma mãe faz?
Sendo verdadeira e não apelar para o irmão em você.
Você seguiu o caminho fácil.
"Eu ganhei mil hoje", mas você fez pelo caminho sujo.
Vendendo crack para as crianças. "Eu fui pago",
Bem hã, bem esse é o caminho?

Nós temos que iniciar uma mudança...
É hora de nós como pessoas começarmos fazendo algumas
mudanças.
Vamos mudar o jeito que nós comemos, vamos mudar o jeito que
vivemos
E vamos mudar o jeito que nos tratamos uns aos outros.
Você vê que o velho caminho não funcionou, então cabe a nós fazermos

O que nós temos que fazer, para sobreviver.

E eu ainda não vejo mudanças. Um irmão não pode ter um
pouco de paz?
É guerra nas ruas e guerra no meio
Leste.
Em vez de guerra contra a pobreza,
Eles fazem guerra pelas drogas então a polícia pode me incomodar.
E eu nunca cometi um crime, eu ainda não tive que cometer.
Mas agora eu estou de volta com os pretos, devolvendo para
você.
Não deixe eles te chamarem de macaco, fazerem você recuar, tirar você do sério
E cafetão te espancar.
Você tem que aprender a ser você mesmo.
Eles têm inveja quando te veem com seu
celular.
Mas fale aos tiras que eles não podem tocá-lo.
Eu não confio neles, quando eles tentam empurrar eu peito eles.

Esse é o som do meu brinquedo. Você diz que isso ainda não é legal
Minha mãe não criou nenhum otário.
E enquanto eu for preto, eu tenho que ficar ligado
E nunca descansar.
Porque eu sempre tenho que me preocupar com as vinganças.
Algum cara que eu dei uma dura há algum tempo atrás... estou de volta
Depois de todos estes anos.
Rat-a-tat-tat-tat-tat esse é o caminho. Uhh


Algumas coisas nunca mudam.
 

Video:

Um comentário:

  1. Camila, você fez um bom trabalho, porém esqueceu a bibliografia!
    Profª Claudia

    ResponderExcluir